#

Sintra, a cidade dos contos de fada em Portugal

Para me despedir de Lisboa, acordei bem cedo e segui em direção à praça do Rossio, pois neste dia faria a day-trip mais concorrida: Sintra.



A pequena cidade está a apenas 45 minutos de trem, a partir da praça do Rossio, na capital portuguesa. Foi por muitos anos a residência de férias da Monarquia, no luxuoso - e com arquitetura de gosto duvidoso - Palácio Pena.
Para o poeta Lord Byron, um dos maiores escritores ingleses, esta era "provavelmente a vila mais bonita do mundo". Talvez porque Sintra tenha uma melancolia que Byron tanto gostava.


Mas o que caracteriza a minúscula cidadezinha são seus Palácios e Castelos, 7 no total: Palácio Pena, Castelo dos Mouros, Palácio de Sintra, Quinta da Regaleira, Palácio de Monserrate, Palácio de Seteais e Palácio de Queluz. Impressionante!


Depois dos 45 minutos no trem, lá estava eu em Sintra! Animada para conhecer um pouco da cidade - somente um pouco, em um dia é impossível ver todos os palácios.


Do lado da estação de trem parte um ônibus turístico que roda o centro de Sintra, fazendo parada nas principais atrações. Como meu tempo era escasso, optei por conhecer apenas um castelo: o Palácio da Pena.



O Palácio da Pena é o mais visitado da cidade, e foi a residência de férias da família real portuguesa. A construção é bem extravagante, mas é esplêndida! Na visita, é possível conhecer o imenso jardim que rodeia o palácio e algumas salas do seu interior, com decoração da época da monarquia.




Vale a pena também caminhar pelas ruazinhas da cidade. O Palácio Sintra fica bem no centro, é possível ir a pé a partir da estação de trem. Outra atração que merece uma visita é o interessante Museu do Brinquedo, com objetos que fizeram a alegria das crianças nas mais diversas épocas.




Na volta, cometi um erro que não deve ser ignorado para quem visita Lisboa, ou até a Europa em geral. As estações de trem não costumam ter catracas, então é importantíssimo lembrar de validar o bilhete, pois durante a viagem os funcionários do trem o conferem.


Então, fica aqui meu aviso... Com a pressa de voltar para embarcar de volta ao Porto, esqueci de validar o bilhete. Paguei um mico quando o funcionário me informou que o bilhete que eu tinha (Bilhete 24 horas) era válido apenas para o metrô. Mesmo assim, ele me deixou continuar a viagem. Sendo que, chegando no Rossio, eu precisava validar o bilhete para sair da estação (as estações de Lisboa tinham roleta)... Não consegui sair e tive que pedir ajuda a um guarda. Ainda bem que o mesmo percebeu que eu era uma turista perdida e sem má intenção e me deixou ir embora sem uma multa. Mas ainda me deu o recado: "olhe rapariga, tenhas cuidado com isso senão podes ser até presa!". Escapei por pouco...


Abaixo, os meus gastos no dia:
GASTOS
Bilhete 24 horas - €3,15
Ônibus Sintra - €4,60
Palácio Pena - €11
Souveniers - €10
Lanche/almoço - €3,60
Trem Porto - €16
Total de gastos no dia: €48,35

*Preços referentes a Agosto/2010

Veja também:

Um comentário:

Bora Viver com Saúde disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

instagram @oguiadeferias