#

Ciudad del Este, o paraíso das compras


Ciudad del Este, no Paraguai é muito conhecida no Brasil como um paraíso  de compras, devido aos preços baixos das mercadorias, já que o país praticamente não cobra impostos dos produtos importados. Mas a cidade também é conhecida como local de "muambas", devido aos artigos falsificados e ao número de pessoas que compra em grande quantidade para revender no Brasil e Argentina, de forma ilegal.

Confesso que estava muito animada para conhecer a cidade e comprovar se valeriam a pena as horas de compras. Porém, estava receosa com relação à qualidade dos produtos e segurança do local, pois já tinha lido relatos de pessoas que compravam determinado produto, e no interior do pacote havia apenas pedras... Ou ainda, quem já foi assaltado dentro do táxi no retorno ao Brasil.

Para evitar transtornos, é recomendável seguir algumas regrinhas de segurança:
  1. Contratar um transfer para levar ao Paraguay e trazer de volta ao Brasil. Vale a pena, muito mais seguro que táxi ou ônibus. A Loumar Turismo oferece o serviço e é uma empresa confiável;
  2. Pesquisar com antecedência na Internet as lojas mais seguras para comprar: que vendam com garantia, nota fiscal e tenham bom histórico de vendas. No meu caso, busquei pelo site comprasparaguai e decidi comprar na Mega Eletrônicos. Acho que fiz uma boa escolha: a loja tem preços ótimos e todos os produtos que comprei lá estão funcionando normalmente.
  3. Tomar cuidado com as bolsas e carteiras e ao ser abordado por vendedores nas ruas.



Os preços das mercadorias, principalmente eletrônicos, é bem convidativo.  Mas Ciudad del Este em si é feia, suja, com poluição visual, sem regras de trânsito e calçadas para os pedestres transitarem. Uma pena... Talvez o governo poderia investir mais no turismo do local.



O serviço de transfer deixa os passageiros na entrada do Shopping del Este, logo após a Aduana. O ponto de encontro para a volta é no mesmo local, em horário a ser combinado.

O tempo de viagem depende muito do trânsito na Ponte da Amizade. Em dia tranquilo, leva cerca de 20 minutos. Entretanto, quando há engarrafamentos, pode levar mais de uma hora. Para evitá-los uma boa opção é programar o passeio para um dia diferente de quarta, sábados ou feriados, quando o volume de turistas e sacoleiros é maior.

A rotina de imigração deixa um pouco a desejar. No dia em que fui à cidade, a van não foi parada nem na ida nem na volta.

A cota estipulada para compras é de 300 dólares. Quem ultrapassar este valor, deverá pagar 50% do excedente em impostos. Por exemplo, quem fez compras no valor de 400 dólares, excedeu o limite da cota em 100 dólares. Logo, deverá pagar US$50 em impostos.

DICAS

Contratar um serviço de transfer é a opção mais segura para chegar a Ciudad del Este;

Sempre conferir mercadorias e notas fiscais ao realizar as compras;

Na hora do almoço ou lanche, é bom não arriscar as comidas de rua. A melhor opção são os "fast food" já conhecidos - Burguer King ou Mc Donalds. Não aconselho nenhum outro lugar.

7 comentários:

Professora Carla Nogueira disse...

Legal! Para Cidade del Este vamos de agencia tb, mais seguro e não queremos sofrer no transito caótico (já estive lá por 2 vezes e sei o quanto é ruim...). Obrigada pelos preços atualizados da entrada dos Pqs...
Bjs e Boas Viagens!

Anônimo disse...

Gracias por el blog link

Muy buenas fotos.

Tenga un buen día

Patrick
También tengo un blog aquí
http://nouhailler.typepad.com/socialmedia41/

Bruno Soares (bruuno.brn@gmail.com disse...

Possui algum e-mail que possa entrar em contato para tirar algumas dúvidas e sugestões referente a Buenos Aires?

Fernando disse...

Obrigado pelo post sobre foz do iguaçu.
Pretendo visitar essa cidade nas minhas férias em outubro e agora já sei exatamente o que visitar.
Parabéns pelo blog..

Anônimo disse...

Parabéns pelo post!
vou visitar essa cidade em outubro e agora já sei o que realmente visitar.
Excelente o seu blog.

Anônimo disse...

Mas tem outros lugares muito bom pra comer ou almoças, nem tudo é um desastre, dentro de shopping há retaurantes muito bons...

Anônimo disse...

Posso dar dicas, eu vivo em Ciudad del Este
e_d_uardo@hotmail.com

instagram @oguiadeferias