#

Roma - Roteiro de 3 dias na Cidade Eterna

Está de férias marcadas para Roma e ainda não sabe o que ver na Cidade Eterna? Então, aqui vai uma sugestão de roteiro de 3 dias para você aproveitar o máximo sua estadia na cidade!

DIA 1

Comece o primeiro dia visitando o cartão postal de Roma, o Coliseu. Para evitar as gigantes filas da bilheteria, vale a pena comprar o Roma Pass, que dá entrada gratuita na primeira atração visitada, descontos nas demais e transporte de ônibus e metrô gratuitos! 




Siga então para as ruínas do Fórum Romano, o centro do Antigo Império Romano. 


Após uma parada para o almoço e o famoso gelatto (sorvete) italiano, aproveite para caminhar pela cidade e conhecer algumas das principais igrejas de Roma (como Santa Maria Maggiore e a Basílica de San Giovanni in Laterano). Sendo religioso ou não, a arquitetura dos locais é linda, sem contar as esculturas e afrescos, muitos criados por alguns dos principais artistas da História.



Encerre o primeiro dia com um jantar no bairro que oferece mais opções de bares, restaurantes e diversão noturna em Roma: Trastevere.


DIA 2

Bem diz o ditado popular: "Ir a Roma e não ver o Papa". É praticamente impossível estar em Roma e não tirar um dia para conhecer o Vaticano. Apesar da probabilidade de ver o papa não ser muito grande (o mesmo está na cidade apenas em alguns domingos e quarta-feiras), vale a pena visitar a menor cidade-estado do mundo. São muitas as atrações que o Vaticano oferece.

Caso tenha a sorte do Papa estar no Vaticano quando visitar a cidade, vale a pena acompanhar a transmissão da bênção, em várias línguas diferentes. Aproveite para tirar uma foto quando o Papa passar entre a multidão com o seu papa móvel.



Após a bênção, a Basílica de São Pedro fica aberta a visitação, que é gratuita. Só lembre de vestir-se adequadamente, caso contrário você será barrado se estiver usando shorts/bermuda ou decotes.



Caso o Papa não esteja na cidade, ou mesmo não tenha interesse em vê-lo, encare a fila para visitar o Museu do Vaticano. Vale a pena ao menos para ver a Capela Sistina




DIA 3

Reserve o seu último dia em Roma para fazer uma ótima caminhada e conhecer alguns dos principais pontos da cidade, como o colorido Campo de Fiori, a Escadaria Espanhola, a Villa Borghese e o Panteão, a mais bem preservada construção antiga da cidade.







Aproveite a noite na área ao redor da Fontana di Trevi, que aliás, é a minha atração favorita na cidade. Um ótimo restaurante na região é a Vineria el Chianti, na Via del Lavatore, 81.

Ah, e claro, prometa que um dia irá retornar à Cidade Eterna, jogando uma moedinha na Fontana. 




Dicas

  1. A área ao norte da estação de Termini (oposta ao Coliseu) é perigosa e deve ser evitada!
  2. A cidade de Roma possui várias fontes de água potável nas ruas. Dá pra aproveitar e economizar com água!
  3. Ainda bem que não é preciso gastar dinheiro comprando água, pois os refrigerantes na Itália são caríssimos. 3,50 euros por uma latinha de Coca-cola!
  4. Já o sorvete (gelatto), vale a pena comprar. Além de barato, é uma delícia... Confesso que tomava uns 3 por dia!
  5. A Via Cavour tem várias lojinhas de souvenir por um bom preço. 1 euro a miniatura do Coliseu.
  6. Prepare-se para "enfrentar" os vendedores ambulantes ao redor de atrações como a Fontana di Trevi e a Escadaria Espanhola. É preciso ter muita paciência...

Nenhum comentário:

instagram @oguiadeferias